FRANÇA DESAFIA BRASIL, E PODE FAZER BOLSONARO DECRETAR ART. 136 DA CONSTITUIÇÃO

ATÉ O STF? PORQUE O TRIBUNAL JULGA O QUE QUER?

MINISTRO DIAS TOFFOLI DIZ QUE REDE SOCIAIS AMEAÇA A DEMOCRACIA

BOLSONARO E REDE GLOBO ENTRAM EM GUERRA

Huck captou R$ 20 milhões da Lei Rouanet para fazer caridade com dinheiro público

sábado, 17 de março de 2018

MINISTRO HELDER ENTREGA BARCO DO INSS QUE ATENDERÁ BAIXO TOCANTINS


Em um evento realizado nesta ultima sexta (18) em Belém o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho inaugurou uma unidade móvel flutuante do INSS ( Instituto Nacional do Seguro Social). O PREVBarco I PA, atenderá cerca de 1.200 pessoas por mês, tais como populações ribeirinhas, quilombolas, extrativistas, indígenas, entre outras comunidades.

No evento o ministro ressaltou a importância dessa unidade para os rios do Pará, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho acompanhado da deputada federal Elcione Barbalho, dos deputados estaduais Iran Lima. Prefeitos, Jaime de Cachoeira do Arari, Chita de Abaetetuba, vereador Ivan Tavares, Benedito Pompeu e Prof. Pedro Chaves de Cametá.

O vereador Ivan Tavares disse que o barco irá chegar nas vilas e ilhas de Cametá e região, irá ajudar e muito o meu povo ribeirinho.

O PREVBarco dispõe de equipamentos de última geração para navegabilidade e estrutura para atendimento, o que possibilita que os segurados recebam os mesmos serviços de uma agência fixa do INSS. Também cumpre os requisitos de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

O projeto foi implantado em 12 de setembro de 1997, com o nome de Posto Flutuante, quando atendia a região Oeste do Pará, conhecida como baixo amazonas. Na primeira viagem, em 1998, visitou 36 municípios. O objetivo era facilitar o acesso dos segurados aos serviços da Previdência Social nos municípios onde não havia Agência da Previdência Social.

sexta-feira, 16 de março de 2018

WALDOLI ATENDE REQUERIMENTO DE SEMÁFAROS EM CAMETÁ DO VEREADOR JUNIEL


O presidente da Câmara de Cametá, vereador Juniel do Santos, apresentou desde o ano passado um requerimento pedindo sinalização e semáforos para Cametá. Seu pedindo depois de um ano foi atendido pelo prefeito de Cametá, para o vereador os semáforos irá garantir melhor mobilidade nas principais vias da cidade, principalmente nos horários de pico. O requerimento de numero 059/2017 foi encaminhado ao Poder Executivo em 2017.


De acordo com o vereador, o legislador diz ter sido procurado por munícipes para a colocação de semáforo no local em função do grande fluxo de veículos em horário de pico e a pouca visibilidade na travessia dessa avenida, devido ao número de veículos estacionados.

O requerimento deve foi aprovado por unanimidade pelos vereadores e encaminhado ao Poder Executivo.

CANSADOS DE ESPERAR POR PREFEITO, MORADORES E VEREADORES FAZEM COLETA E CONSTROEM PONTE NO JUABA.


Moradores e Vereadores de Cametá, cansados de fazerem pedidos e requerimentos ao prefeito Waldoli Valente. Resolverem agir por contra própria em prol das comunidades do distrito de Juaba. Resolveram reconstruir uma ponte.

Os materiais utilizados na obra foram adquiridos através de uma coleta organizada pelos moradores e vereadores da vila e cidade. Uma força-tarefa foi organizada nesta ultima semana.


A ponte de madeira teve o acesso reduzido após o seu desgaste devido ao inverno, essa obra irá amenizar o sofrimento dos colonos que utilizam a via pra escoar suas produções como também levar seus filhos a escola.

segunda-feira, 12 de março de 2018

JATENE MANDA DETRAN DE FORMA ILEGAL PARA BAIÃO E MOCAJUBA APRENDER MOTOS DE AGRICULTORES

(Foto do Jornal Correio Baionese)

Neste ultimo final de semana o DETRAN chegou nos municípios de Mocajuba e Baião fazendo uma verdadeira caçada as bruxas, fizeram uma fiscalização de forma ilegal nas vias principais das duas cidades, muitas motos foram aprendida, até motos de trabalhadores que vendiam farinha moto de mais de 20 anos.

Entretanto, não se sabe se houve autorização no município de Mocajuba para que se efetuem tais apreensões, embora o Detran tenha autonomia para fazer esses tipos de fiscalizações nas estradas estaduais, mas não foi o que houve, a fiscalização foi feita dentro da cidade que possui leis proprias e quando se faz em conjunto como é de praxe, o município é notificado, pois ambos municípios possuem leis próprias e departamentos de trânsitos.

O prefeito Jadir Nogueira de Baião divulgou nas redes sociais, que não tinha conhecimento dessa operação, e acrescentou que discorda desse tipo de ação, pois, não leva a nada.

O secretário de segurança de Baião, Dr. Luciano Maués, questionou o procedimento da fiscalização do DETRAN.

O revoltante foi ver que os trabalhadores ao vim das suas roças com motos cheia de farinhas sendo abordados e retirada os unicos veiculos dos trabalhadores, motos essas de mais de 20 anos de uso e outras que não servem nem pra sucata.

O DETRAN cobra selo das motos e dos veículos, mas a cidade não possui nenhuma agencia do departamento e também não se ver o dinheiro pago pelos proprietários ser revestido nas estradas afirma Gustavo que teve sua moto apreendida.

Seu Raimundo agricultor afirmou que eles o pediram documento de habilitação, mas o agricultou alegou que nem em Cametá, Mocajuba e Baião se tira, se for para Belém ou Abaetetuba não tem como resolver, pois é impossível resolver.

Todos os veículos foram encaminhamos ao curral do Detran de Abaetetuba.

domingo, 11 de março de 2018

ELEIÇÕES 2018: JADER LIDERA DISPUTA PELO SENADO; MÁRIO COUTO E JATENE APARECEM EMPATADOS.



Pesquisa divulgada nesta ultima sexta-feira (9) pela RANKING mostra  o peemedebista com 22,8%; Mário Couto e Jatene empatados tecnicamente.

A poucos meses das eleições, o Senador Jáder Barbalho (PMDB) lidera a disputa pelo Senado Federal no Pará. De acordo com um  levantamento do Veritate realizada entre os dias 28 de fevereiro a 2 de março, Jáder lidera a pesquisa realizada na grande Belém, mais sua rejeição é enormíssima mais de 27%. Em 2018 estarão em disputa duas cadeiras para senadores.

No PMDB não é confirmada a pré-candidatura de Jader tendo em vista alianças que possa ocorrer para que Helder Barbalho venha disputar as eleições a governo. Para especialistas políticos Jader para abrir alianças deverá concorrer a Câmara Federal, isso também lhe garantiria imunidade parlamentar já que o mesmo responde diversos processos.

O Instituto Veritate realizou, por iniciativa própria, uma pesquisa para conhecer as intenções de votos dos eleitores de Belém, para senadores, com 600 entrevistas, entre os dia 28 de fevereiro e 2 de março de 2018, com uma margem de 4% para mais ou para menos com intervalo de confiança de 95%, essa pesquisa foi registrada no TSE sob o número PA-06036/2018 e encontrou os seguintes resultados:

Em um cenário com Jader Barbalho e o então governador Simão Jatene ficaria assim: Jáder Barbalho  22,8%; Úrsula Vidal  21,0%; Jatene  12,8%; Mário Couto  7,3%; Lúcio Vale  6,3%; Flexa Ribeiro  6,2%; Zé Geraldo  4,0%; Zequinha Marinho  3,8%; Nenhum desses  12,2% e Sem resposta  3,5%.


 No cenário mais provável sem Jáder Barbalho e Jatene ficaria assim: Úrsula Vidal  27,2%; Mário Couto  14,0%; Flexa Ribeiro  11,3%; Zé Geraldo 8,3%; Lúcio Vale  7,7%; Zequinha Marinho  7,0%; Nenhum desses  19,0% e Sem resposta  5,5%.



Considerando esses mesmos candidatos ao Senado. Qual seria o seu segundo voto para Senador? (2º VOTO DA ESTIMULADO, CENÁRIO 2, SEM JATENE E JÁDER)

Mário Couto  8,2%
Úrsula Vidal  7,8%
Zequinha Marinho  6,8%
Flexa Ribeiro  6,7%
Lúcio Vale  6,3%
Zé Geraldo  5,7%
Nenhum desses  45,5%
Sem resposta  13,0%

Em sua opinião qual é, entre esses... O pior candidato a Senador? (REJEIÇÃO)

Jáder Barbalho  27,5%
Jatene  21,5%
Mário Couto  8,3%
Flexa Ribeiro  6,2%
Úrsula Vidal  6,0%
Zé Geraldo  5,3%
Zequinha Marinho  5,2%
Lúcio Vale  3,2%
Nenhum desses  8,3%
Sem resposta  8,5%
Total   600

quarta-feira, 7 de março de 2018

SAIU PESQUISA DE BELÉM PARA GOVERNADOR NO PARÁ 2018.

O ministro Helder Barbalho (PMDB) mantém sua liderança na pesquisa para Governador em todos os cenários eleitorais no Estado do Pará, mas sua rejeição 29% preocupa. Úrsula Vidal (PSOL) e Mário Couto (PP) crescem.

A pesquisa foi realizada em todos os bairros da grande Belém, como também em Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro. Belém é o maior colégio eleitoral do estado, com mais de 1 Milhão de eleitores. A pesquisa consultou 600 pessoas e 41% dos entrevistados dizem que o maior problema do estado é a falta de Segurança.
Na sondagem de votos estimulado para governador, Helder soma 38%, Úrsula Vidal 11%, Mário Couto (PP) e Paulo Rocha (PT) empatado tecnicamente com 8% e o candidato do governador Marcio Miranda (DEM) com 2,2%.



É grande também a rejeição de Helder Barbalho que chega a 29%, em segundo lugar vem do petista Paulo Rocha com 19%.

Para o professor de filosofia politica Pedro Chaves, Úrsula Vidal deveria ter ficado no REDE de Marina Silva, sua ida para o PSOL foi um tiro no pé, muitos eleitores de Úrsula eram pessoas que não eram de esquerda viam nela uma nova politica e esperança, se filiar ao PSOL, fará ela perder esses eleitores devido a ideologia do partido.

No cenário sem Úrsula que não se sabe, se vem a Senadora, ou a deputada Federal ficaria assim. Helder na casa dos 30%, Mário Couto empatado tecnicamente com Paulo Rocha com 8%, e congelado Marcio Miranda com 2%.


A sondagem divulgada nesta quarta-feira (07) foi realizada entre 28 de fevereiro e 3 de março, em 37 bairros da grande Belém, incluindo os distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA) sob o número 06036/2018 e a margem de erro é de 4% pontos percentuais.

terça-feira, 6 de março de 2018

CAMETÁ PODERÁ TER NOVAS ELEIÇÕES

DECISÃO DO STF ATINGE PREFEITO DE CAMETÁ, 

A decisão do STF desta ultima semana e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), desta terça-feira (06) poderá atingir a prefeitura de Cametá, alguns processos de Waldoli Valente depende da vitória de Lula, nunca se viu em Cametá torcer tanto para que Lula não seja preso, pois o caso de Lula incidirá de exemplo em processos semelhantes em todo Brasil.


O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, nesta ultima  quinta-feira (01), a decisão que ampliou o alcance da Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de políticos condenados em segunda instância. Para a maioria dos ministros da corte, o prazo de oito anos de inelegibilidade deve ser aplicado a quem foi condenado por abuso de poder político e econômico antes mesmo de a norma entrar em vigor, em 2010. Por esse entendimento, deve ser anulada a eleição em Cametá, onde a chapa concorreu sob judice, ou liminar.

Os políticos nessa situação terão que deixar o cargo, e a Justiça Eleitoral vai realizar novas eleições nos municípios ainda neste ano. Segundo o ministro Luiz Fux, existem 11 casos desse tipo em todo o país. Já o ministro Ricardo Lewandowski disse que há mais de 20 prefeitos nessa situação, além de inúmeros vereadores e deputados. Esses políticos concorreram com liminar. No entanto, pelo entendimento do STF de que a inelegibilidade pode ser contabilizada para fatos anteriores a 2010, essas liminares não teriam mais efeito prático.

Os ministros da 5ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) negaram por unanimidade nesta terça-feira (6) pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que ele não seja preso após condenação em segunda instância. Isso implica também em Cametá em processos que estavam parados, segundo defenderam os ministros em seus votos, o início do cumprimento da pena após a condenação ser confirmada em segunda instância não fere o princípio constitucional da presunção de inocência.

VEREADORES COBRAM DE JATENE SEGURANÇA NO BAIXO TOCANTINS


Nesta ultima segunda-feira (05) foi realizada em Cametá uma Sessão Ordinária que contou com a participação do Prefeito de Cametá e de vereadores de Limoeiro do Ajuru, Cametá, Mocajuba, Oeiras e Baião.
O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Cametá, onde o Presidente da Casa, vereador Juniel dos Santos abriu a seção cobrando mais atenção dos representantes da Segurança Publica do Estado do Pará no Baixo Tocantins. Lembrou, inclusive, da situação das vilas e ilhas da região que estão sendo tomadas pela violência e a proliferação das drogas.

O Vereador Ivan Tavares foi enfático pedindo solução para os problemas dos piratas que agem livremente no rio Tocantins e no rio Pará. Disse que Cametá e Mocajuba está vivendo um dos piores períodos de sua história, aonde o tráfico e a violência vai ganhando território nas cidades, vilas e ilhas da região.

O vereador Cleidinho Teles demostrou preocupação do avanço das drogas no município de Cametá, pois segundo o vereador os jovens estão abandonados e sem oportunidade.

Jadielson Meireles vereador de Mocajuba usou a tribuna e disse que o Estado tem que fazer uma intervenção urgente na região, pediu aos representantes do Governador Jatene providencia, pediu um grupamento Tático da Policia Militar para Mocajuba e Cametá, disse ainda que o presidio do município não possui mínima segurança armada e que o contingente de Mocajuba é muito pequeno para a onda de crime que esta acontecendo em sua cidade, disse também que todo dia morre uma pessoa vitima da violência em seu município e se continuar assim Mocajuba fechara o ano com mais de 300 vitimas, citou ainda o excelente trabalho realizado pelo Tenente PM Rodrigues que se não fosse ele Mocajuba estaria vivendo barbáries, os policiais militares de Mocajuba são mais que lutadores e heróis disse o vereador.

Os vereadores de Limoeiro revoltados com Jatene disseram que a sua cidade esta sem escolas estaduais, as que existem lá estão piores que os presídios do Estado, e por falta de politica publica os jovens estão sendo assediados pelos traficantes e pelas drogas que se proliferam no município.

Todos vereadores cobraram de Jatene uma solução para combater os frequentes assaltos que vem ocorrendo no trecho da PA 151 no Município de Igarapé-Miri a Mocajuba.

segunda-feira, 5 de março de 2018

MARIO COUTO COMEÇA POR CAMETÁ SUA CAMINHADA PELA PAZ NO PARÁ

A caravana do ex-senador Mario Couto que vai percorrer as cidades do Baixo Tocantins, no Estado do Pará. 

(Foto da Câmara Municipal de Baião)

Cametá foi escolhida para ser a primeira cidade a ser percorrido pela caravana do Mario Couto,  o legislador vai andar por todo estado para ver de perto a real situação dos municípios que estão abandonados no Pará. 
Em Cametá recebeu a caravana neste ultimo sábado (03), Mario Couto foi recebido por lideranças locais, vereadores do municípios e pré-candidatos a Deputado Estaduais, o jantar contou com lideranças comunitárias, lideranças jovens, pastores, vereadores e famílias de bem da cidade.

No domingo (04) a Caravana da Paz partiu para próspera cidade de Baião, onde se realizou um evento na Câmara Municipal de Baião contando com mais da metade dos vereadores locais, amigos e o carinhoso povo de Baião.

Ainda no Domingo (04) o ex-Senador participou de um Jantar e de um grande evento politico na cidade de Mocajuba realizado por lideres, admiradores e vereadores locais, no evento Mario Couto falou de seu polemico livro que relata os bastidores da politica.

Hoje (05) a caravana estará pela manhã em Igarapé-Miri e pela tarde na grande Abaetetuba.