FRANÇA DESAFIA BRASIL, E PODE FAZER BOLSONARO DECRETAR ART. 136 DA CONSTITUIÇÃO

ATÉ O STF? PORQUE O TRIBUNAL JULGA O QUE QUER?

MINISTRO DIAS TOFFOLI DIZ QUE REDE SOCIAIS AMEAÇA A DEMOCRACIA

BOLSONARO E REDE GLOBO ENTRAM EM GUERRA

Huck captou R$ 20 milhões da Lei Rouanet para fazer caridade com dinheiro público

quarta-feira, 25 de abril de 2018

PROFESSOR PRETENDE RESTABELECER A CULTURA E A HISTORICIDADE JUDAICA EM CAMETÁ.


A história de Cametá é muito rica, poucos conhecem o outro lado da história cametaense, o que temos é apenas uma visão narrada e escrita de um prisma português, mas essa pesquisa quer mostrar o que havia por de trás no primeiro momento da colonização portuguesa na região, quem eram esses colonizadores, qual era sua cultura e sua verdadeira fé.   

Segundo o professor Pedro Chaves o tempo esta apagando a história e a cultura judaica em Cametá, o professor quer recontar uma historia, partindo de uma nova visão, como uma historicidade cultural dos judeus na região, o pesquisador afirma que muitas famílias são descendentes de judeus em Cametá e região, mas nem sequer sabe sua origem e o que é ser judeus, como exemplo de uma família de sobrenome Cohen no rio Guajará, distrito de Porto Grande, que sabe que seus pais eram descendentes de judeus, mas o sincretismo religioso fez com que se perdesse sua inteira identidade cultural e religiosa, a pesquisa aponta que os primeiros portugueses que colonizaram as margens do rio Tocantins era “Cristão Novos” judeus convertidos a força pela coroa portuguesa, muitas famílias ao longo do tempo foi perdendo suas raízes. 

O professor juntamente com o Dr. Izaac Azancor, um médico da cidade elaboram um projeto para ser apresentado na câmara dos vereadores de Cametá para que o Museu de Cametá prepare uma parte na sua galeria para a apresentação da cultura e a importância judaica na formação sociocultural e histórica da cidade de Cametá, onde poucos há conhecem.

A pesquisa já enumerou dezenas de famílias que descendem de judeus, a pesquisa é dividida em duas ondas imigratórias: A primeira onda de imigrantes judeus na Amazônia se deu por Judeu português convertido ao cristianismo, conhecidos de “Cristão Novos” ou Serfadistas.  A Segunda onda de Judeus na região se deu na época da “Belle Époque” judeus marroquinos, que começaram a chegar ao Brasil em 1810, vindo principalmente do Marrocos, estabelecendo-se na Amazônia, principalmente em Belém, onde fundaram em 1824 a mais antiga sinagoga em funcionamento no Brasil e, em 1848, o primeiro cemitério israelita do país; e em Manaus, onde chegaram em 1880. Boa parte dos que chegaram no final do século vinham em função da época dourada da borracha, e sua vinda foi financiada pelos que já estavam na região. Cametá, no interior do Pará, chegou a ter metade de sua população branca constituída de sefarditas na época.

A pesquisa destaca algumas famílias como: Elgrably, Cohen, Chaves, Oliveira, Manesch, Azancor, Coelho, Coeli entre outros nomes em uma lista de dezenas de sobrenomes.


facebook.com/folhadecameta

segunda-feira, 23 de abril de 2018

LIVRO DE TEOLOGO ESTREMECE ESTRUTURA DE IGREJAS EVANGÉLICAS NO PARÁ


Teólogo de Mocajuba lança livro polêmico que promete mexer com a estrutura eclesiástica protestante no estado do Pará, muitos teólogos e pastores paraense já criticam o livro "Igrejas Pentecostais em crise, o clamor pela nova Reforma" do teólogo Inocêncio Costa.

O lançamento do livro em Mocajuba contou com centenas de pessoas, o livro já está a venda nas livrarias de São Paulo e nas principais livrarias de Belém.

Folha de Cametá

facebook.com/folhadecameta

INCÊNDIO EM LOJA NO CENTRO DE CAMETÁ


Neste domingo (22) ainda pela noite, houve um incêndio em uma loja muito popular na cidade de Cametá, não houve vítimas.

O Corpo de Bombeiros da cidade foi muito eficientemente, controlou as chamas que poderia se alastrar para os prédios ao lado.Entre suas programações em Maio, pela segunda vez estará na cidade de Mocajuba, A Perola do Tocantins, terá a oportunidade de rever o mega show do cantor Antônio Marcos e Banda.

Folha de Cametá

facebook.com/folhadecameta

A SENSAÇÃO JOVEM DO FORRO ANTÔNIO MARCOS FARÁ SHOW EM MOCAJUBA

O sensacional cantor cearense Marcos, fará show em MOCAJUBA em maio. Em 2002 começou a atuar no mundo da música, fazendo apresentações de teclado e foz em serestas e festas sociais na região do nordeste.


Investiu em sua carreira e identificado com o ritmo do Forró, ganhou um novo espaço em sua carreira, depois de participar de bandas populares como “ Sedução do Forró” e “Forró tropical”. Atualmente segue carreira solo, compondo sua própria banda que intitula de Antônio Marcos e Banda, já lançou 5 CD’s e 1 DVD.

Antônio Marcos lançou seu mais recente CD gravado em Fortaleza e tendo reprodução na maior empresa nos segmentos de cópias, ART SOLUÇÃO empresa conceituada na qualidade de CD’s em Fortaleza. Lançamento oficial no município de Capitão Poço no mês de fevereiro (11) Nordeste paraense, o show contou, cerca de 15 mil pessoas. Ovacionado com seu magnifico público que foram prestigiar a foz que contagia e envolve os amantes do Forró.

Entre suas programações em Maio, pela segunda vez estará na cidade de Mocajuba, A Perola do Tocantins, terá a oportunidade de rever o mega show do cantor Antônio Marcos e Banda.

Folha de Cametá

facebook.com/folhadecameta

BAR DO GATO É ELEITO O MELHOR DE CAMETÁ 2017

O Bar do Gato receberá o título de “Melhor Bar de 2017” pela RANKING. Instalado no bairro central da linda cidade de Cametá, no Pará, o bar receberá a comenda e o título de ser o melhor barzinho pela opinião pública, o bar é uma afrodisíaca mistura de um ambiente de estilo europeu com o paulista com um retoque cametaense.


O local é aconchegante e bem agradável, que une com uma eclética seleção musical.
O bar rústico conta com uma variedade de bebidas é considerado ainda um dos melhores para quem quer paquerar e conversar em Cametá.


Folha de Cametá

EDUCAÇÃO NO PARÁ ENTRARÁ EM GREVE

Depois de 3 anos de negociação sem sucesso, professores e alunos no inicio do mês de maio entrarão em greve. O SINTEPP durante anos vem tentando uma negociação com o governo Jatene (PSDB), como as negociações não são cumpridas, e esgotadas todas as possibilidades de negociação que vem se arrastando desde 2015, os profissionais da educação do Estado do Pará perceberam que as falácias do governo são somente para ganhar tempo e empurrar as problemáticas para a próxima gestão. O Estado ainda deve retroativo de piso salarial dos professores referente a 2011.


O governo não vem cumprindo os acordos e termos de ajustes de conduta (TAC) firmados na justiça desde a última greve, esses acordos foram condicionantes para que fosse naquele momento ter acabado com a greve, mas pelo que se viu o governo estadual não cumpre acordos, não obedece a justiça e nem há interesse de resolver o problema da educação paraense que se encontra abandonada.

Os professores estão há três anos com salários defasados, escolas sucateadas e sem segurança.

Os professores alegam que o governador não cumpre o piso salarial, o SINTEPP já ganhou a causa varias vezes na justiça por unanimidade, mas o estado alega que não há dinheiro para pagar. Outras questões são as reformas das escolas que não aconteceu e os acordos não cumprido com o governo.

Cansados de negociar os professores irão paralisar juntamente com os alunos que também lutam por mais segurança e melhores condições estruturais.


Folha de Cametá

MORADORES DA VILA DE SÃO BENEDITO CANSADOS DE ESPERAR FAZEM ACONTECER EM CAMETÁ.



A comunidade de São Benedito desistiu de buscar ajuda ao poder público, os comunitários se uniram e cada um ajudou de forma que se pudesse realizar a construção de um novo trapiche na vila, a obra é de inciativa popular.

Desde o ano passado o trapiche da vila estava com risco de desabamento, as lanchas e barcos já não podiam atracar no porto, muitos pedidos foram feitos para o prefeito, e nada. Afirma uma professora da vila.

O mutirão recuperou o porto da vila de São Benedito, para que os barcos possam novamente atracar na comunidade que está completamente abandonada pelo governo.


Folha de Cametá

CAMETÁ TERÁ IMORTAIS NA LITERATURA PARAENSE



Literatura Cametaense ganha projeção nacional, no dia 20 de abril estarão sendo emposados os novos Imortais da APLC-(Academia Paraense de Literatura de Cordel). Os dois cametaenses estarão ingressando na referida Academia Literária, os poetas e escritores Arodinei Gaia e Francisco Mendes.

Arodinei Gaia é professor do Sistema Modular de Ensino (SOME/SEDUC) em Cametá, possui várias obras publicadas nos diversos estilos literários como livros na linha acadêmica, poesia, conto, romance e cordel. As obras do referido autor tem como essência a valorização da cultura cametaense e amazônida.

A recêm fundada APLC tem como patrono o renomado escritor Vicente Sales.
O evento ocorrerá em Belém no espaço Sesc Boulevard e os dois cametaenses ocuparão a cadeira número 12 e 13 da Academia.

Folha de Cametá
facebook.com/folhadecameta

terça-feira, 17 de abril de 2018

Sem Merenda Escolar, aluno desmaia de fome a 5 km de casa em Cametá.


Cerca de 50 crianças percorrem o trajeto das colônias do distrito da Vila do Carmo, todo dia, até a escola de Ponta de Terra; muitos saem de casa às 6h para poderem chegar depois de 1h de caminhada a escola, devido à falta de transporte escolar na região. Pais de alunos dizem que não há merenda desde o Junho do ano de 2017, antes só se ofereciam biscoitos devido não haver cozinha na escola que é improvisada, as salas funcionam dentro das dependências da Igreja Assembleia de Deus, a comunidade reclama do abandono e diz que seus filhos entram 7:30h e saem 9h devido a falta de merenda escolar.
“Já pediram para nós R$ 5 todo mês como se fosse uma mensalidade, e já até nos disseram que temos que ter responsabilidades de mandar nossos filhos com merenda pra escola, mas como posso mandar se não temos pra comer, na época da farinha, mando mingau de farinha para meus filhos, gostaria que o secretario de educação viesse ver nossa escola” diz uma mãe de uma aluna que não gostaria que seu nome não fosse divulgado com medo de perder o bolsa família.
Semana passada um aluno da escola desmaiou de fome no ramal que liga sua casa para a estrada da escola, a reclamação de fome é comum entre os alunos. As aulas acontecem em um barracão improvisado, sem cadeiras adequadas em Ponta de Terra localidade de Cametá, próximo a PA 151. .
No horário da tarde a situação é pior em muitas vilas do município, como as famílias têm renda baixa, muitos desses alunos saem sem almoçar. A Pedagoga Especialista em Educação Ana Carolina, afirma que boa parte das crianças nem tem o que comer em casa, e vão à escola contando com a merenda, mas como não tem muitas delas pararam de estudar.
No Rio Guajará a situação não é diferente, a professora descreve que: "Ficam dispersos, não prestam atenção. Eles falam: 'tia, tô com fome.' [...] A escola faz o que pode, chama a família, o Conselho Tutelar deveria tomar alguma atitude, afirmo que a culpa não é da diretora e nem da escola", diz a professora que não quis que seu nome fosse divulgado com medo de perseguição politica.
A comunidade escolar de toda Cametá aguarda a solução do problema que atinge milhares de crianças em todo município.

segunda-feira, 16 de abril de 2018

PESQUISA DIVULGA OS NOME DOS MELHORES VEREADORES DE 2017


RANKING divulga os nomes dos melhores e dos mais atuantes vereadores de Cametá 2017, a pesquisa de opinião levou em consideração vários fatores: Números de projetos, requerimentos, presença e opinião pública. O Vereador Duca Alvin (PSD) irá receber pela primeira vez a comenda Ranking 2017 de melhor vereador de Cametá.  Juniel dos Santos (PR) Presidente da Câmara Municipal de Cametá foi aclamado pelos cidadãos cametaense o “Vereador do Povo 2017”.

Na categoria melhor vereador do Estado do Pará, o vereador Ivan Tavares (PRB) se destacou entre os dez melhores nomes do Pará, e ficou com o Prêmio dos 10 Melhores Vereadores do Estado do Pará, receberá o “Prêmio Ouro dos 10 Melhores Vereadores do Pará 2017”, foi escolhido também como o melhor vereador do Baixo Tocantins de 2017, o vereador tem desenvolvido diversos projetos na região, principalmente nas áreas da agricultura familiar e piscicultura.  Confira a lista de pontuações de cada vereador na RANKING 2017.


quinta-feira, 12 de abril de 2018

VEREADOR DE CAMETÁ DENUNCIA SECRETARIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


Na sessão tumultuada de quarta-feira na câmara municipal de Cametá, o vereador Ênio (PMN) fez um grande discurso na tribuna, onde questionou a ausência dos vereadores, o parlamentar disse que o povo não elegeu 7 vereadores, e sim 15! o vereador Ênio lamentou a postura de alguns parlamentares que não estão do lado do povo e nem das crianças.

O vereador denunciou o caos na educação no município e a firmou que parte desse problema é de responsabilidade e incompetência do atual Secretario Municipal de Educação, que é também omisso nas problemáticas da educação em Cametá. Segundo o parlamentar das 20 escolas visitadas no município, nenhuma possui merenda escolar e nem transporte.

Professoras que estavam participando da assembleia também denunciaram que estão sendo assediadas em suas escolas por diretores, principalmente por prefeitinhos e coordenadores pedagógicos distritais.

PELA PRIMEIRA VEZ VEREADORES APROVAM ABERTURA DE CPI EM CAMETÁ

pela primeira vez vereadores aprovam abertura de cpi em cametá


A Câmara Municipal de Cametá aprovou nesta quarta-feira, a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pela primeira vez na historia do municipio, os vereadores que assinaram foram cinco, outros legisladores também se colocaram a disposição para assinar a CPI. O próximo passo será a aprovação, para se aprovar a investigação a câmara terá que obter apoio de 10 vereadores.

Durante a sessão, houve muito bate boca entre parlamentares e o povo, a população agitada agrediram com palavras alguns vereadores,  com cartazes o povo cobrava transparência e seriedade com a sociedade cametaense, outros se manifestavam contra os vereadores que não apoiam a CPI.

O vereador Cleidinho Teles (PT) e o vereador Dr. Célio Viana (PSDB) declararam apoio publicamente para que se abra a CPI, o Dr. Célio se mostrou indignado com a situação que se encontra a educação municipal, e foi o único vereador do Juaba a declarar preocupação com a falta de merenda e transporte escolar.

O vereador Oca (PT) era o mais aguardado pela militância do partido dos trabalhadores, o vereador não compareceu na sessão deixando a bancada do PT fragilizada e sem quorum, o Partido dos Trabalhadores possui a maior bancada na Câmara Municipal de Cametá com 4 vereadores, mas só pode contar com 3 votos no momento, que são dos vereadores Cleidinho Teles, Zé Flávio e Rosi.

Alguns vereadores já sinalizaram voto positivo ao andamento da CPI:

Vereador Cleidinho Teles (PT)
Vereador Zé Flávio (PT)
Vereador Rosi (PT)
Vereador Álvaro Leão (PV)
Vereador Álvaro Leão (PV)
Vereador Juniel dos Santos (PR)
Vereador Ivan Tavares (PRB)
Vereador Ênio da Farmácia (PMN)
Vereador Dr. Célio Viana (PSDB)

terça-feira, 10 de abril de 2018

PARTE DO PT CAMETÁ PASSA A DEFENDER PREFEITO





O racha é fracionado, mas o PT já não é unanime em Cametá, uma parte já defende a base do governo, a fatia do bolo é por cargos no governo, o partido dos trabalhadores no município de Cametá possui quatro vereadores, uma parte de seus representantes na Câmara já não lutam pela ideologia do partido, passando a votar por seus interesses, parte da representação do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos vereadores em Cametá é base do prefeito, alguns vereadores da bancada já não votam e nem seguem o partido. O presidente do PT em Cametá é ciente da situação, alguns vereadores do partido passam a compor indiretamente o governo do prefeito de Cametá Waldoli Valente (DEM). Essa posição deixou a militância sem entender o que esta acontecendo com o partido que tem uma historia de luta em Cametá, o PT já foi o maior partido do município e o mais respeitado pela sua militância, mas hoje infelizmente é o partido que mais perde militância e filiados.

SEM TRANPORTE E MERENDA POPULAÇÃO FECHA ESCOLA EM CAMETÁ


A comunidade da vila de Belos Prazeres, vila de Cametá, nesta ultima segunda-feira (9) trancaram a escola com cadeados e mandaram os funcionários voltar pra casa, pediram também para a diretora da escola procurar uma solução para as crianças que estão passando fome e sem transporte na escola. Os pais e a comunidade dizem que só vão abrir a escola quando chegar à merenda e transporte para os alunos, eles alegam que esse problema é desde o ano passado e muitos já não tem dinheiro para mandar seus filhos para escola estudar, dezenas de alunos estudam nas localidades próxima da escola e muitos dos pais não possuem motos para trazer seus filhos, outros dizem que não tem dinheiro todo dia pra colocar gasolina em suas motos para deixar seus filhos na escola, dezenas de estudantes que estudam na escola moram mais de 10 quilômetros da vila, e em tempo de inverno é desumano mandar seus filhos a pé na chuva, já que tinha o ônibus escolar reclama uma mãe da localidade de Bacuri.

A comunidade cansou de esperar e trancou a escola com cadeados e espera pelos vereadores, ministério publico e uma solução imediata para solucionar problema na escola de Belos Prazeres. 

segunda-feira, 9 de abril de 2018

RANKING BRASIL VAI PREMIAR OS MELHORES DE CAMETÁ 2017



Pela primeira vez a RANKING irá premiar os melhores de 2017 em Cametá, a pesquisa de opinião RANKING BRASIL, foi realizada no mês de dezembro de 2017, onde centenas de pessoas puderam escolher em diversas áreas os melhores profissionais e estabelecimentos de Cametá. Dezenas de categorias foram escolhidas através do voto popular.

O PRÉMIO RANKING 2007 será entregue no dia 11 de Maio na cidade, autoridades e premiados irão prestigiar os melhores de 2017 do município, para a Dr. Daniel Rocha CEO do Instituto, o prémio é um incentivo e reconhecimento para as empresas e personagens do município, que em tempos de crise elas superaram desafios e inovaram, por isso foram ranqueadas pela RANKING como os melhores de Cametá 2017.

A comenda será entregue em Cametá pelo ex-Senador Mario Couto (PP), o Prof. Pedro Chaves de Cametá representando o Landmark Baptist (EUA), juntamente como o Prof. Dr Daniel Rocha, professor do grupo SER (Mauricio de Nassau).

RELAÇÃO DOS ELEITOS

CAMETÁ PRÉMIO RANKING 2017

     1.     MELHOR MÉDICO: DR. IZAAC AZANCOR
2.     MELHOR POLICIAL: SGT LANDEIRA
3.     MELHOR PROFESSOR: PROFESSOR ABRÃAO
4.     EMPREENDEDOR DO ANO: JUNIOR BARRA
5.     EMPRESARIO DO ANO: VICTOR CASSIANO
6.     VEREADOR MAIS ATUANTE: DUCA ALVIN
7.     MELHOR VEREADOR: DUCA ALVIN
8. PRÉMIO OURO DE MELHOR VEREADOR DO BAIXO TOCANTINS: IVAN TAVARES
9.       MELHOR ATRAÇÃO CULTURAL: MAPARÁ ROCK
10.   MELHOR ESTABELECIMENTO CULTURAL: BAR DO GATO
11.    MELHOR ESCOLA DE CAMETÁ: EXITO
12.    MELHOR TV: RECORD CAMETÁ
13.     MELHOR VEICULO DE COMUNICAÇÃO: TV RECORD
14.     PRÉMIO PERSONALIDADE DO ANO: BENEDITO POMPEU
15.     PRÉMIO AMIGO DO POVO: JUNIEL DOS SANTOS
16.      MELHOR HOTEL: SAN JUAN
17.      MELHOR EMPRESA: BOA ESPERANÇA
18. Melhor site e blog de informação: folha de cametá
19.     melhor rádio: CAMETÁ FM
20.     melhor rEPORTE: azenildo melo
21.      MELHOR ADVOGADO: DR. GUSTAVO
     22.   prémio jovem: romario pompeu

POLÍCIA FAZ MEGA OPERAÇÃO EM MOCAJUBA


Policiais civis cumprem 21 mandados e prendem oito pessoas em Mocajuba.
A Polícia Civil deflagrou nesta sexta-feira (06) uma operação para cumprir 21 mandados de busca e apreensão no município de Mocajuba. Sob a coordenação da Superintendência Regional do Baixo Tocantins, a operação visa desarticular uma associação criminosa relacionada ao tráfico de drogas e a homicídios. Durante o cumprimento dos mandados judiciais, oito pessoas foram presas em flagrante por tráfico de entorpecentes. Com os presos foram apreendidas porções diversas de óxi de cocaína e maconha, além de uma arma de fogo, munição e dinheiro.
A operação policial, explicou a delegada Renata Gurgel, titular da Superintendência do Baixo Tocantins, contou com 90 policiais civis e 22 viaturas, e foi realizada após o levantamento dos pontos de tráfico de drogas na sede municipal de Mocajuba. A partir da investigação foram requisitados os mandados de busca e apreensão nos endereços identificados na fase de planejamento.
Os policiais apreenderam nos locais das buscas e apreensões 80 porções de drogas, mais de R$ 1 mil em espécie, uma pistola calibre 380 e 10 munições do mesmo calibre. Segundo a delegada, a arma de fogo apreendida passará por perícia, pois há a suspeita de ter sido usada em três homicídios ocorridos recentemente em Mocajuba.

PRB CAMETÁ ASSINA CPI QUE PODERÁ CASSAR O PREFEITO WALDOLI VALENTEASSINA CPI QUE PODERÁ CASSAR O PREFEITO WALDOLI VALENTE



O PRB Cametá assina CPI que poderá cassar Waldoli Valente, a CPI já possui assinaturas de sobra para a abertura da comissão de investigação, os vereadores querem saber onde o dinheiro da educação foi empregado desde o ano passado, a Câmara de Vereadores de Cametá abrirá uma comissão processante para julgar uma denúncia contra o prefeito de Cametá, Waldoli Valente terá que prestar esclarecimentos sobre os recursos que vieram do governo federal. O pedido será protocolado nesta quarta-feira (12), pelos vereadores Ivan Tavares (PRB), Cleidinho Teles (PT), Álvaro Leão (PV), Zé Flávio (PT), Rosi (PT) e outros. Os dois vereadores do distrito de Juaba se recusaram a assinar a CPI. O prefeito é acusado de irregularidades nos recursos da educação. A investigação pode resultar na cassação do mandato do prefeito.

O PCdoB Cametá declarou também apoio a CPI.

Folha de Cametá

CAMETAENSES COBRAM DE VEREADORES CPI CONTRA WALDOLI VALENTE



Cametaenses cobram do legislativo fiscalização e CPI contra o prefeito de Cametá Waldoli Valente. 
O estopim do problema é a falta de merenda escolar no município desde o ano passado, outra problemática é a falta de transporte escolar em quase 90% do município.

Os manifestantes cobraram dos vereadores da câmara municipal de Cametá agilidade e transparência, segundo o povo que estava na seção os vereadores estão omisso a realidade do que está acontecendo no município, se podia ver nos cartazes de ordem o pedido do povo para que os vereadores Ênio (PMN), Oca (PT), Dr. João Batista (PDT) e Álvaro Leão que assinassem a CPI.

Para os manifestantes esses vereadores estão em cima do muro e com sua neutralidade nas questões públicas.


Os vereadores que atenderam o pedido do povo e assinaram a CPI são:
Vereador Juniel dos Santos, Vereador Ivan Tavares, Vereador Cleidinho Teles, Vereador Rosi do PT é o vereador Zé Flávio.

Folha de Cametá

CAMETÁ: ASSALTANTES USAM PREGOS NA PA 151



De ontem pra hoje houve quatro assaltos na estrada de Igarapé-Miri a Mocajuba, em um o carro foi alvejado a bala e foi obrigado a parar, na outra foi envolvendo o veículo de um professor que vinha de Belém rumo a cidade de Mocajuba.
 
Outra foi envolvendo pregos na estrada que obrigou o condutor a parar, logo depois foi abordado pelos assaltantes que o agrediram e levaram seus pertences, o pior e o mais terrível foi no trevo da vila do Carmo onde quatro miliantes faziam barreiras assaltando quem passava no trevo da vila do Carmo.

CURUÇAMBABA: PA- 467 A TRANSAMAZÔNICA DE CAMETÁ



A PA 467 que liga a vila de Curucambaba está intrafegável. Quem insiste em passar acaba dormindo pela estrada. É o caso de caminhoneiros e motoristas que insistem em passar pelo local. 
Como ninguém consegue passar de carro muito menos de caminhão, a vila vai enfrentam dificuldades de abastecimento de comida e combustível segundo informou o vereador Ivan Tavares.
A estrada que é de responsabilidade do Estado não aguentou o inverno, Curucambaba fica isolada e o povo continua sofrendo.

Folha de Cametá