FRANÇA DESAFIA BRASIL, E PODE FAZER BOLSONARO DECRETAR ART. 136 DA CONSTITUIÇÃO

ATÉ O STF? PORQUE O TRIBUNAL JULGA O QUE QUER?

MINISTRO DIAS TOFFOLI DIZ QUE REDE SOCIAIS AMEAÇA A DEMOCRACIA

BOLSONARO E REDE GLOBO ENTRAM EM GUERRA

Huck captou R$ 20 milhões da Lei Rouanet para fazer caridade com dinheiro público

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Lula com medo de ser preso na "Lava jato" pede proteção do PT

O que parece é que o ex-presidente esta se adiantando caso sua prisão seja expedida pelo Juiz Moro, segundo informações Lula usa a influencia para que isso não se concretize, pede nos bastidores que o PT entre em ação.
Mais o que se sabe é que seu advogado fez um pedido de habeas corpus preventivo para o ex-presidente, mas foi negado pelo desembargador João Pedro Gebran Neto. O habeas corpus foi impetrado por um consultor junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sediado em Porto Alegre, contra o Juízo Federal Criminal Federal de Curitiba, que coordena as ações da Operação Lava Jato.
Lula já havia confessado a aliados o seu temor de se transformar em alvo da Lava Jato, sofrendo mandados de busca e apreensão, de condução coercitiva ou mesmo de prisão.
O habeas corpus de Lula foi distribuído para o desembargador João Pedro Gebran Neto, do TRF-4, que julga recursos de implicados na Operaçao Lava Jato. O habeas corpus foi impetrado naquele tribunal porque ele tem jurisdição sobre os estados do sul, incluindo o Paraná. No pedido, Lula aparece como solicitante e o juiz Sergio Moro como requerido.
O assunto do processo nº 5023661-46.2015.4.04.0000 tem como assuntos a "Lavagem ou Ocultação de Bens, Direitos ou Valores Oriundos de Corrupção"  e também a "Prisão Preventiva" e como “impetrante”, ou autor da ação, o ex-presidente Lula. 
A assessoria de imprensa do Instituto Lula negou ao Diário do Poder que o ex-presidente ou qualquer representante, seja o autor da ação, que tem como ação originária um dos processos no âmbito da operação Lava Jato, contra o ex-diretor da area Internacional da Petrobras Nestor Cerveró.
Fonte: texto adaptado do Jornal Diário do Poder.

No governo do PT se aposentar ficará mais difícil de que morrer


Foi preciso ser eleita uma presidente de esquerda e petista para os trabalhadores perderem uma velha conquista, a da aposentadoria, um pesadelo que se junta aos absurdos de um governo dito social. Agora no governo Dilma se aposentar tá mas difícil de que morrer.
A pretexto de poder haver, no futuro, um rombo na caixa das pensões, a Medida Provisória da presidente Dilma cria uma idade mínima para homens e mulheres se aposentarem, aumentada a cada dois anos, que fará os trabalhadores brasileiros se igualarem ou mesmo ultrapassarem a idade de aposentadoria dos europeus.
Só que a grande maioria dos brasileiros não tem a mesma esperança de vida dos europeus. Essa reforma irá prejudicar ainda mais as mulheres – outro absurdo, pois a presidente é mulher – com trabalhos mal pagos e precários e nem sempre registrados. Em outras palavras, depois de tantos anos de uma aparente liberalidade na aposentadoria, mas da qual se beneficiava o segmento pobre da população, aproveitando para ter um outro emprego ou outra atividade, a atual reforma dará a aposentadoria a idosos precoces e doentes perto da morte. 
O resultado dessas últimas medidas do governo Dilma será dramático: em alguns anos, todos os incentivos lulistas que tiraram 30 milhões de brasileiros da miséria e os lançaram no consumismo (sem criar as bases estruturais para garantir essas medidas favoráveis à diminuição da desigualdade social) serão anulados. O desemprego começa a aumentar no país e as restrições e limitações aos direitos trabalhistas – que ninguém antes se atreveria a mexer – irão logo se refletir no retorno da desigualdade social. 
O pior de tudo é ver tudo isso acontecendo diante do imobilismo de uma esquerda anestesiada e narcotizada, por ter sido construída em cima do personalismo de Lula e de um partido sem expressão ideológica junto ao povo. A cada semana, o governo neoliberal fantasiado de esquerda destrói pedaço por pedaço a herança de tantos anos de luta política e sindical.
Se depois de doze anos de governos ditos sociais, a presidente Dilma descobriu estar tudo errado e ser preciso cortar despesas e benefícios, não é nos mais pobres e mais fracos o lugar para se aplicar a tesoura. Se estão faltando recursos, vamos tirar de quem tem demais e para quem não fará falta. 
O economista francês Thomas Pikety num encontro em São Paulo, com empresários, se confessou surpreso com a falta de uma legislação brasileira taxando as grandes fortunas e as sucessões. Ora, bastaria a contribuição tributária dos afortunados para reequilibrar nossas contas.
Fora isso, e não se trata de nenhuma medida bolivariana mas bem americana, o governo deveria negociar – como fazem os Estados Unidos – acordos bilaterais com a Suíça e outros paraísos fiscais, impedindo a existência de contas secretas de brasileiros no Exterior. O grande denunciador das contas secretas suíças, o suíço Jean Ziegler, afirmava, nos anos noventa do século passado, haver mais de 130 bilhões de dólares de brasileiros escondidos na Suíça. 
Foi feito algum esforço pelo governo e parlamentares da esquerda brasileira para se recuperar esse pacote? Alguém propôs um projeto de lei ou Medida Provisória taxando as fortunas e as sucessões?
Não, mas se limitou o direito das esposas à aposentadoria no caso de morte do marido; se limitou o seguro desemprego para se evitar abusos. Economizam-se algumas misérias com essas medidas antissociais e onde estão os líderes do PT e os líderes sindicais? Onde estão os blogueiros, que não suportam críticas ao governo, pelo jeito facilmente domesticáveis, engolindo a neo-liberalização do governo, sem sair em defesa do povo?
Porque com a inflação e com os cortes nas esmolas distribuídas, logo estaremos em plena crise social e será dificil se convencer os eleitores, enganados nas últimas eleições, a votarem em candidatos da chamada esquerda.
Texto: Correio do Brasil.

terça-feira, 23 de junho de 2015

CRIANÇAS DE BAIÃO HÁ SEIS MESES SEM MERENDA ESCOLAR


Pais e alunos de Baião suplicam a prefeitura do PT e ao ministério publico por merenda escolar, segundo denuncias de professores e alunos desde o inicio do ano não tem merenda escolar, quando têm é quinzenal e só servem mingau de arroz. As crianças não aguentam mais ficar com fome todo santo dia. Uma aluna chegou a afirmar que até o mingau sumiu da quinzena, e lembra que mingau de arroz virou luxo nesses últimos meses. A população quer saber o que a prefeitura esta fazendo com o recurso da merenda escolar?
Dezenas de denuncias já foram formaliza ao MP do município, e quando o secretario é chamado para prestar explicação ao promotor, no outro dia toma-te, de novo mingau de arroz.
È angustiante admitir isso em pleno século 21 o total descaso com nossas crianças afirma professora Patrícia Reis, segundo ela uma aluna desmaiou de fome dentro do ônibus escolar.

A maioria dos alunos da rede municipal de Baião são alunos carentes, que saem de casa muito cedo, por volta das 4h da madrugada, e só voltarão pro almoço depois das 13h, andam quilômetros, por dentro de ramais e caminhos pra chegar a suas casas.


segunda-feira, 22 de junho de 2015

70% dos cametaense querem redução da maioridade penal

Com 323 votos a favor, a Câmara dos Deputados acaba de aprovar a PEC que reduz para 16 anos a maioridade penal nos casos de crime hediondo, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.
 A proposta é um instrumento contra a impunidade, principal estímulo à criminalidade, e por respeito aos 87% da população brasileira que apoiam a redução da maioridade penal.
No municipio de Cametá a FOLHA DE CAMETÁ fez uma pesquisa nas  vilas do Carapajó, Curuçambaba, Vila do Porto Grande, Juaba, Vila do Carmo, São Benedito e Bom Jardim. Segundo a publicação, 70% dos entrevistados são favoráveis à mudança na maioridade, 16% são contra, 4% é indiferente e 10% não soube responder.
Dentre os entrevistados que pedem a redução, 63% defendem a mudança para qualquer situação, enquanto 37% a querem somente para determinados crimes.

Exército brasileiro possui munição para uma hora de guerra



Exército brasileiro

Segundo a reportagem da Revista Exame, revista nacionalmente conceituada em pesquisa diz que o Exército brasileiro usa o mesmo fuzil de produção nacional há 45 anos, seus equipamentos de comunicação estão obsoletos e dispõe de munição para uma hora de guerra, segundo fontes militares, citadas nesta segunda-feira pela imprensa.
Cerca de 92% dos meios de comunicação dos militares estão obsoletos e 87% dos equipamentos estão completamente inutilizáveis, de acordo com a versão oferecida pelo portal G1 baseado em documentos e depoimentos de militares na reserva.
Os fuzis utilizados pelo Exército são do modelo FAL, que a empresa brasileira Imbel fabrica há 45 anos, e mais de 120 mil unidades têm mais de 30 anos de uso.

"Posso afirmar que possuímos munição para menos de uma hora de combate", disse o general na reserva Maynard Marques de Santa Rosa, ex-secretário de Política, Estratégia e Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa.
Santa Rosa deixou o Exército em fevereiro de 2010 após qualificar a Comissão da Verdade, que investiga crimes durante a ditadura militar brasileira, de "comissão da calúnia".
O general Carlos Alberto Pinto Silva, ex-chefe do Comando de Operações Terrestres (Coter), acrescentou que a quantidade de munição "sempre foi mínima".
"Nossa artilharia, carros de combate e grande parte do armamento foram comprados nas décadas de 70 e 80. Existe a ideia errônea que não há ameaça, mas se ela surgisse não daria tempo de reagir", acrescentou.
Até agora, o Ministério da Defesa não se pronunciou sobre o relatório. Nos últimos 10 anos, o Brasil investiu em Defesa 1,5% do PIB, segundo dados do Ministério.
Este ano, o Exército receberá R$ 28 bilhões, dos quais 90% são destinados a salários.
Fonte: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias

Cametaenses festejam o padroeiro São João Batista


As festas juninas tem um sabor diferente no município de Cametá, pois o santo mais festejado do período também é o padroeiro da cidade: São João Batista. A Festividade em homenagem ao Santo é realizada em várias comunidades do município, misturando as tradições e a cultura da população à devoção.
Na comunidade de Curimã, a novena de São João Batista dá início à festividade enquanto o mastro do Santo é preparado para ser erguido do lado de fora da Igreja. O tronco é carregado pelas mulheres, e a bandeira é trazida por um devoto que tenha alcançado alguma graça.
O momento mais importante da Festividade é a procissão que ocorre na próxima quarta-feira, dia 24, dia de São João. A procissão terá início na catedral do município.

domingo, 21 de junho de 2015

Policia Militar fecha cerco e prende assaltante em Cametá

                                            (Foto extraída da fanpage da Cametá FM)

Depois da policia ter perseguido e baleado um dos assaltantes após ter assaltado um comerciante na cidade de Cametá, a PM fecha cerco e captura mais um assaltante, o meliante foi capturado no micro ônibus quando estava indo para Belém, possivelmente o mesmo iria assaltar o ônibus, mas os policiais foram mais rápidos, livrando os passageiros de mais um assalto . O povo cametaense reconhece o esforço da PM, mas sabe que a onda de crime e insegurança é alarmante na cidade e nas vilas. O Comandante da PM em Cametá, faz milagre com o miserável numero de policiais que a cidade possui, a ainda tem que prestar apoio as cidades vizinhas. Faltam alojamentos adequados para os policias que deslocam para as vilas, faltam viaturas e combustível para que a lancha combata os crimes de pirataria no rio Tocantins. 

sábado, 20 de junho de 2015

Dilma terá de esclarecer 13 irregularidades ao TCU



A presidente Dilma Rousseff terá de se explicar sobre 13 indícios de irregularidades em suas contas de 2014, segundo o acórdão aprovado por unanimidade no plenário do Tribunal de Contas da União (TCU).  As contas de Dilma não estão em condições de ser apreciadas, em razão da grande quantidade de irregularidades, o que será comunicado ao Congresso Nacional. A presidente terá 30 dias para apresentar as explicações sobre “pedaladas” fiscais; ausência de contingenciamento de recursos num ano eleitoral; omissão de dívidas no balanço; pagamento de despesas do Minha Casa Minha Vida com adiantamentos do FGTS; e mais nove indícios de irregularidades cuja responsabilidade direta foi atribuída a Dilma pelo TCU.

Hospital das Irmãs cobra divida da prefeitura de Cametá


O hospital Santa Luisa de Marilac pede ajuda e socorro, já se passaram quatro meses e o hospital não recebe da prefeitura de Cametá, o valor já passa de 400 Mil Reais, sendo assim o hospital a qualquer momento terá que suspender os atendimentos de exames, raio X, urgência e emergência.
A diretora do Marilac irmã Maria da Cruz clama para os céus e para o prefeito afirmando que ficará sem condições de atender a demanda, pois segundo ela o recurso esta disponível e não sabe dizer por que não fazem o repasse, ela afirma ainda que o dinheiro faz falta para comprar medicamentos como também  para o pagamento de médicos e de seus funcionários.
O povo querido de Cametá não merece mais essa falta de respeito, pois quem sofre é o povo mais necessitado e carente que precisa desses atendimentos.  

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Professor e Jornalista do Jornal de Tucuruí na lista da morte


Segundo uma grave denuncia de uma suposta lista da morte em Tucuruí, que estariam entre as listas nomes como o do professor Jônatas e do Jornalista Welington Hugles do Blog Jornal de Tucuruí, na lista também teriam nomes de alguns sindicalistas. O Ministério Público e a OAB também foram acionada para tomarem as devidas providencias. A liberdade de impressa deve ser preservada em um pais democrático.

Esta situação é muito grave e deve ser investigada e apurada com todo o rigor, pois Tucuruí não tem histórico de pistolagem e de crimes políticos, pelo menos até agora.

Dança das cadeiras das prefeituras de Cametá e Mocajuba


Desta vez que seja pra ficar! Na dança das cadeiras das prefeituras do baixo Tocantins. Cametá a novela teve mais um capitulo envolvendo o sr. Iracy de Freitas, nesse capitulo ela fica, por mais uma decisão da justiça, o tribunal concedeu liminar favorável ao prefeito até que as denuncias sejam julgadas definitivamente. Com essa decisão o Sr. Iracy de Freitas Nunes (PT) volta ser prefeito de Cametá e deverá ficar dessa fez na prefeitura, se não houver mais escândalos de corrupção e problemas de má gestão.
Já em Mocajuba a situação é mais grave o prefeito afastado está sendo  processados por enriquecimento ilícito e danos ao erário público.
O Ministério Público do Pará instaurou inquérito civil público (0010170-38.2015.8.14.0067) através do titular da promotoria de Mocajuba Claúdio Bueno para investigar suposto enriquecimento ilícito (e danos ao erário).

O processo tramita na vara única de Mocajuba (PA) que tem como titular o juiz Daniel Bezerra Montenegro Girão. Os acusados estão sendo notificados para que apresentem justificações e documentos.

Certamente, esse é um dos processos mais aguardados pela população mocajubense e que traz frescor a esperança na justiça.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Mestre Vital "Engole Cobra" faz sucesso nas redes sociais


Quem em Cametá nunca viu ou ouvi falar do poeta, pintor, critico reverente, filosofo do povo  e “cantador” Vital Batista "Engole Cobra".
Mestre Vital participa desde os anos 60 de manifestações culturais nas ilhas e vilas situadas às margens do rio Tocantins, como cordões de mascarados, grupos de samba de cacete e de banguê. Agora com as redes sociais o "Engole Cobra" se faz conhecido e sua fama já chegou na capital do Pará, como também já se ouviu falar de seu estilo no eixo Rio - São Paulo. No youtube seu video faz muito sucesso.


O polemico Vital é fundador de um estilo próprio, o banguê ecológico. O grupo Engole Cobra já gravou 3 CDs e um DVD em um estúdio na cidade de Cametá.

diferencial da obra de Mestre Vital está principalmente nas temáticas sociais, politicas, culturais e ecológicas de suas composições. A devastação da natureza que levará ao fim da humanidade, homens de 60 anos que querem agir como jovens, moças namoradeiras e a modernidade são algumas das histórias cantadas em suas letras. Quem não conhece Mestre Vital fica impressionado ao descobrir que temos uma mistura muita bacana de Raul Seixas com Tom Zé amazônico.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Entra e Sai na Prefeitura de Cametá


Em mais um episodio da novela cametaense, o antigo prefeito Iracy (PT) conseguiu uma decisão favoravel hoje (17) da Desembargadora Dra. HELENA PERCILA DE AZEVEDO DORNELLES  que tornou sem efeito a decisão do juiz que afastou Iracio do cargo no ultimo dia (9). Também hoje dia (17) a outra desembargadora  a Dra. GLEIDE PEREIRA DE MOURA jugou sem efeito a liminar concedida ao acusado no ultimo dia (2), sendo assim o prefeito continua cassado por decisão da desembargadora Dra. GLEIDE PEREIRA DE MOURA. A novela deverá continuar nesse entra e sai.

domingo, 14 de junho de 2015

Vila do Carmo reivindica Asfalto na PA 471


Nas vésperas da tradicional festividade da vila do Carmo em julho, a estrada de acesso a vila se encontra em péssimas condições, dificultando o translado de visitantes e turistas ao Carmo do Tocantins, cerca de 20 Mil pessoas vem anualmente prestigiar uma das maiores festas religiosas do Baixo Tocantins, a festividade de Nossa Senhora do Carmo, a comunidade esta esperando até hoje a promessa de campanha do governador Simão Jatene. Mais de nove meses se passaram e a PA 471 está toda esburacada quase intrafegável, comerciantes e populares reclamam que até os caminhões não querem entrar para abastecer a vila devido à precária condição da estrada. O governo começou a realizar o asfalto na vila do Carmo ainda em 2014, mas a obra só avançou aproximadamente 2 quilômetros de pavimentação de pouca qualidade, faltam ainda terraplenagem dos outros quilômetros restantes como também a  pavimentação.

A maior revolta da comunidade é que a obra foi paga e nada foi feito, a SETRAN possivelmente deverá fazer uma raspagem na PA 471, somente para amenizar o problema. 

Juaba 48 horas sem luz e sem água


A vila do Juaba passa por dias difíceis, desde da sexta feira (12) a região esta sem energia e sem água, ressaltando que a energia da concessionaria REDE CELPA fica oscilando o tempo inteiro, fazendo queimar eletrodoméstico dos habitantes do distrito do Juaba. Dezenas de pessoas reclamam das precárias condições do sistema da REDE CELPA problema que já virou tradição na vila, as autoridades não fazem nada dizem os populares. Devido à falta da eletricidade fica impossível ligar a bomba hidráulica da SAAE na localidade. 

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Ex-seleção brasileira de Futsal jogará em Cametá na UNEDEC



No mês de Julho, acontecerá os jogos estudantis democrático de Cametá (UNEDEC) onde os melhores times se encontrarão para disputar o campeonato. O DOSEC um time tradicional de Cametá, foi mais ousado neste ano, fechando com o ex-seleção brasileira Diego Belém, destaque pela potência do chute, o paraense estreou na seleção brasileira de futsal durante a vitória de virada dos 'brasucas' sobre a Venezuela, no desafio internacional em 2013.
Segundo o presidente do time Jhonaton Siqueira, o DOSEC está investido em qualidade e técnica, Jhonaton afirma também que existem mais novidades e surpresas que serão anunciadas.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Câmara Municipal empossa Osvaldo Barros prefeito de Cametá.




Câmara Municipal usando de suas atribuições legais empossou nesta quinta (11) por determinação judicial o Sr. Osvaldo Barros prefeito de Cametá, mais um capítulo desta lamentável história que marcará os anais históricos da nossa cidade.
A posse foi marcada por um número considerável de populares como também, pastores da cidade e a maioria dos vereadores.
Cabe recurso ao antigo prefeito de Cametá, o direito de ampla defesa, direito este que é constitucional.