segunda-feira, 14 de março de 2016

A maquiada Educação cametaense


O Senhor prefeito Iracio e seu secretario de educação do PT abandonaram a educação no município. As aulas já começaram e nada do transporte escolar, a secretaria de educação não resolve a problemática da mobilidade escolar no município desde o ano passado em dezenas de locais, a merenda deve chegar em Abril. Nas ilhas os barqueiros reclamam do valor que não chega a mil reais mês e que não daria nem pra pagar o diesel, e o atraso do repasse do recurso que dura até meses, há barqueiros e donos de ônibus que não recebem desde 2015, enquanto isso os pais dos alunos tem que arcar com as despesas diárias de combustível para trazer seus filhos todos os dias das ilhas. Seu Benedito da ilha do Têtêm diz que leva seu filho todos os dias para a escola e gasta R$ 10 por dia. “As vezes só temos dez, mas é melhor levar ele e minha filha pra escola, pra comer nós damos um jeitinho, pois quero que eles estudem”.

Em muitas ilhas de Cametá, os estudantes não possuem transporte escolar fluvial, nas vilas há ônibus e quando tem tá quebrado, proprietários de ônibus não querem fazer contrato com a prefeitura pois dizem que o prefeito não paga seus compromissos, como é o caso de um proprietário um ônibus da vila do Carmo. Muitos alunos precisam caminhar quilômetros para chegar a escola, no ano de 2015 essa situação se fez rotina de quem precisa estudar no município de Cametá.

Professores e alunos têm sido vítimas da falta de gestão educacional na cidade de Cametá. As escolas encontram-se em decadência e em total estado de abandono. Muitas escolas não possui secretários,  agentes administrativos e vigias. Merenda escolar é luxo e quando tem é só mingau de arroz diz uma professora do município.

A falta de estrutura e material de apoio pedagógico é outro fator que tem dificultado o aprendizado nas comunidades onde o êxodo rural é frequente.

A escola morreu, isso se dá devido a falta de motivação causado pela atual gestão que inclusive até problemas psicológicos tem, no exato momento, a escola encontra-se totalmente no escuro, em relação a merenda escolar, quando tem no turno da manhã é sempre a mesma. No turno noturno nunca teve merenda, afirma uma aluna que se chama Telma do EJA .

0 comentários:

Postar um comentário