O governador Simão Jatene vai trocar gradativamente os
professores por TV e vídeo aulas, o projeto é conhecido como SEI. Os mais
prejudicados serão os alunos das vilas como: Vila de Juaba, Vila do Carmo, Vila
de Porto Grande, Vila de Areião, Vila de Belos Prazeres e outras. Se Jatene não
dá conta atualmente de manter a estrutura desse sistema onde não há estruturas mínimas,
imagina colocando uma TV de LED e um DVD em cada escola onde irá funcionar o
SEI. O estado não tem nem prédios nem vigias para garantir a guarda dos matérias
no interior e nas vilas de Cametá, ou será mais um projeto imaginário e midiático
do atual governador. Pelo projeto, ao invés dos alunos terem aulas presenciais
com professores de todas as disciplinas da grade curricular, passarão a
assistir vídeo-aulas com a presença de um professor unidocente ou multidisciplinar
que vai apenas orientar o ensino à distância. As aulas serão repassadas através
de uma televisão ao longo do período de 4 horas.
Atualmente o SOME esta sem professores e sem estruturas, nas
vilas não há casa e nas ilhas não há mínimas estruturas, o governo atribui o
fracasso aos professores, mas como os professores podem trabalhar sem casa e
sem escola? Falta merenda escolar e transporte em muitos lugares, a prefeitura
de Cametá onde deveria ser parceira se esquiva e joga a responsabilidade para o
Estado, e com toda as dificuldades enfrenadas por esses guerreiros professores
ainda foi esse sistema que mais aprovou alunos no vestibular em 2015.
O Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), uma
importante política pública do estado do Pará que, desde a década de 80, leva
educação às comunidades mais distantes, como florestas, assentamentos, aldeias
indígenas, áreas quilombolas, ribeirinhos, entre outras, onde inexistem escolas
e corpo docente estruturado, está ameaçado no Pará, pondo em risco o ensino
público prestado a cerca de 38 mil alunos de mais de 90 municípios do estado. O
Some consiste no deslocamento dos professores de várias disciplinas para
garantir a formação em ensino fundamental e médio onde não há escola de ensino
regular, fazendo com os mesmo não se desloquem para os centros e fiquem com sua
famílias.
O desmonte do Some não deixa de ser, portanto, mais uma
tentativa de privatização, do atual governo tucano. O governo Jatene não
realiza concurso público para suprir as demandas docentes do Estado, não
constrói e nem conclui as reformas de escolas e, ainda, quer destruir o sistema
de ensino que, hoje, garante o ensino público no local de moradia de difícil
acesso para muitas crianças, jovens e adultos.
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